Bem-vindo ao Altruísmo na Net! Este blog foi criado, com toda humildade e apesar das minhas limitações humanas, para dar mensagens positivas e aconselhamentos. Para entender melhor esta ideia e saber quem sou eu, clique aqui.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Atitudes que drenam nossa energia - 3a. parte

7. Viver a vida do outro
Ninguém vive só e, por meio dos relacionamentos interpessoais, evoluímos e nos realizamos, mas é preciso ter noção de limites e saber amadurecer também nossa individualidade. Esse equilíbrio nos resguarda energeticamente e nos recarrega. Quem cuida da vida do  outro, sofrendo seus problemas e interferindo mais do que é recomendável, acaba não tendo energia para construir sua própria vida. O único prêmio, nesse caso, é a frustração.


Minha história: fiz isso várias vezes. Depois que parei, minha vida literalmente mudou. No início a sensação é de ficar sem chão, mas depois você percebe que a sua própria vida precisa de muitos cuidados, e que o que não vai faltar são motivos para que você preste atenção em si mesmo.

8. Bagunça e projetos inacabados
A bagunça afeta muito as pessoas, causando confusão mental e emocional.. Um truque legal quando a vida anda confusa é arrumar a casa, os armários, gavetas, a bolsa e os documentos, além de fazer uma faxina no que está sujo. À medida em que ordenamos e limpamos os objetos, também colocamos em ordem nossa mente e coração. Pode não resolver o problema, mas dá alívio. Não terminar as tarefas é outro 'escape' de energia. Todas as vezes que você vê, por exemplo, aquele trabalho que não concluiu, ele lhe 'diz' inconscientemente: 'você não me terminou! Você não me terminou!' Isso gasta uma energia tremenda. Ou  você a termina ou livre-se dela e assuma que não vai concluir o trabalho. O importante é tomar uma atitude. O desenvolvimento do auto-conhecimento, da disciplina e da terminação farão com que você não invista em projetos que não serão concluídos e que apenas consumirão seu tempo e energia.

Minha história: isso eu faço sempre. Defendo a ideia. Limpo, arrumo, dou sapatos e roupas. Tiro um dia para limpar a caixa de e-mails e coisas do tipo. No trabalho eu anoto o que está pendente, vou gerenciando o tempo e tento (nem sempre dá certo) terminar tudo que precisa ser terminado. Detalhe: nem tudo precisa ser terminado. Certas coisas devem ser descartadas.

9. Afastamento da natureza
A natureza, nossa maior fonte de alimento energético, também nos limpa das energias estáticas e desarmoniosas. O homem moderno, que habita e trabalha em locais muitas vezes doentios e desequilibrados, vê-se privado dessa fonte maravilhosa de energia. A competitividade, o individualismo e o estresse das grandes cidades agravam esse quadro e favorecem o vampirismo energético, onde todos sugam e são sugados em suas energias vitais.

Minha história: nesse item deixo a desejar. Às vezes vou ao parque. Mas quero investir em viagens do tipo. Tenho certeza que vou adorar.

Um comentário:

  1. Amiga, olha eu aqui de novo!! Impossível vim na tua página, lê e não dizer nada. rrrsss. Espero que não esteja a te cansar com os meus comentários, muitas vezes auto-reflexivos, também.
    Mas, falando sobre o que, realmente, interessa, nestas três atitudes do post uma me chama mais a atenção: a nº 08 (Bagunça e projetos inacabados), pois apesar de não gostar de bagunça e volta e meia está a organizar as minhas coisas, tenho alguns projetos inacabados, aliás tenho uns que nunca iniciei (em relação a nutrição) e estão arquivados no meu pc. Quem sabe um dia eu consiga pô-los em prática. Vamos lá vê!
    A atitude de viver a vida do outro, hoje já não me vejo assim, não! Lá se vai, o tempo em que eu ficava a querer resolver, os problemas alheios que não me dizem respeito. Hoje, contento-me em ouvir, opinar, sugerir e deixar que o outro siga o seu caminho, mesmo que seja difícil vê que o caminho escolhido pela pessoa, para mim não é o melhor.
    Em relação ao afastamento da natureza, esta eu tiro de letra, pois que vivo cercada pelo verde, pela natureza, quase sempre aprecio o por-do-sol do quintal da minha casa, isso me energiza e transmite tanta paz, e ao mesmo tempo tanta pequenez diante da grandiosidade do nosso astro rei, que paro e faço um pequena oração de agradecimento.
    O caminho para evitarmos estas e outras atitudes que drenam a nossa energia é o tal despertar da nossa consciência. Despertas, oh tu que dormes! Descortina os olhos para o mundo e assim descobriras um mundo em ti.
    E, que mundo descobrimos! Tu tens visto, vivido e transmitido mundos incríveis, não é?
    Deus esteja sempre contigo, comigo, conosco.
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Esta postagem fez bem a você?