Bem-vindo ao Altruísmo na Net! Este blog foi criado, com toda humildade e apesar das minhas limitações humanas, para dar mensagens positivas e aconselhamentos. Para entender melhor esta ideia e saber quem sou eu, clique aqui.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Doação de Medula Óssea

Hoje venho falar de um assunto muito importante: doação de medula óssea. Sou cadastrada no banco há uns 5 anos. Agora vejo como esse é um cadastro importante, porque minha linda amiga "Daniessa Castro Oliveira", 27 anos, está com Linfoma tipo T não Hodgkins. Já fez quimio e autotransplante de medula, mas infelizmente a doença voltou. Agora, fazendo uma quimio ainda mais agressiva, ela continua firme e forte na luta pela vida. Como nenhum de seus parentes é compatível para um novo transplante, ela procura alguém do banco que possa salvá-la.

Estamos pedindo para que as pessoas se cadastrem. O cadastro é nacional e o teste é muito simples. É como um exame de sangue comum.

Para saber um pouco mais sobre o teste:
1. Você precisa ter entre 18 e 55 anos de idade e estar em bom estado geral de saúde (não ter doença infecciosa ou incapacitante).

2. Onde e quando doar
É possível se cadastrar como doador voluntário de medula óssea nos Hemocentros nos estados.

No Rio de Janeiro, além do Hemorio, o INCA também faz a coleta de sangue e o cadastramento de doadores voluntários de medula óssea de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 14h30, e aos sábados, de 8h às 12h. Não é necessário agendamento. Para mais informações, ligue para (21) 2506-6064.

Em Goiânia haverá uma campanha no salão da Igreja Rosa Mística, Av. T-10, no sábado (21), das 10 às 18h.

3. Como é feita a doação
Será retirada por sua veia uma pequena quantidade de sangue (5ml) e preenchida uma ficha com informações pessoais.

Seu sangue será tipificado por exame de histocompatibilidade (HLA), que é um teste de laboratório para identificar suas características genéticas que podem influenciar no transplante. Seu tipo de HLA será incluído no cadastro.

Seus dados serão cruzados com os dos pacientes que precisam de transplante de medula óssea constantemente. Se você for compatível com algum paciente, outros exames de sangue serão necessários.
Se a compatibilidade for confirmada, você será consultado para confirmar que deseja realizar a doação. Seu atual estado de saúde será avaliado.

A doação é um procedimento que se faz em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral, e requer internação por um mínimo de 24 horas. Nos primeiros três dias após a doação pode haver desconforto localizado, de leve a moderado, que pode ser amenizado com o uso de analgésicos e medidas simples. Normalmente, os doadores retornam às suas atividades habituais depois da primeira semana.

Se quiser saber mais, veja as Perguntas e Respostas sobre Transplante de Medula Óssea elaboradas pelo INCA.

Salve uma vida! Qualquer um de nós pode precisar um dia!


Quem quiser doar sangue para a Dani é só ir até a clínica onde ela está internada. Para quem é de Goiânia, fica na rua do Cateretê do Setor Bueno, quase em frente à Búfalo's: Centro de Medicina Transfusional Honcord, na Rua T-53 c/ T-35, no. 2009, Setor Bueno. O telefone é 3239-6644/ 3239-6600.

4 comentários:

  1. Ju, estou na torcida pela Daniessa. Coloquei um link do seu blog no twitter.
    Beijos,
    Carol

    ResponderExcluir
  2. Olá, blogueiro (a),

    Salvar vidas por meio da palavra. Isso é possível.

    Participe da Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Divulgue a importância do ato de doar. Para ser doador de órgãos, basta conversar com sua família e deixar clara a sua vontade. Não é preciso deixar nada por escrito, em nenhum documento.

    Acesse http://doe.vc/mq e saiba mais.

    Para obter material de divulgação, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br

    Atenciosamente,

    Ministério da Saúde
    Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/minsaude

    ResponderExcluir
  3. Olá Amiga
    Colquei este teu post no meu blog ( http://quiosquereceitas.blogspot.com/2011/05/doacao-de-medula-ossea.html) como forma de divulgar para mais e mais pessoas.
    Continuação de um bom sábado, um ótimo domingo e uma semana abençoada.
    Paz e Bem
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Você sabia que muitos pacientes ainda esperam por um doador de medula
    compatível?
    Faça parte do cadastro e incentive a doação de medula óssea. Você sabe
    como ajudar? Para mais informações:comunicacao@saude.gov.br ou
    http://www.formspring.me/minsaude

    ResponderExcluir

Esta postagem fez bem a você?