Bem-vindo ao Altruísmo na Net! Este blog foi criado, com toda humildade e apesar das minhas limitações humanas, para dar mensagens positivas e aconselhamentos. Para entender melhor esta ideia e saber quem sou eu, clique aqui.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Atitudes que drenam nossa energia - 2a. parte

4. Fugir do presente
As energias são colocadas onde a atenção é focada. O homem tem a tendência de achar que no passado as coisas eram mais fáceis: 'bons tempos aqueles!', costumam dizer. Tanto os saudosistas, que se apegam às lembranças do passado, quanto aqueles que não conseguem esquecer os traumas, colocam suas energias no passado. Por outro lado, os sonhadores ou as pessoas que vivem esperando pelo futuro, depositando nele sua felicidade e realização, deixam pouca ou nenhuma energia no presente. E é apenas no presente que podemos construir nossas vidas.

Minha história: o presente é mesmo uma dádiva. Nem sempre é simples para uma pessoa ansiosa como eu, não pensar no futuro. Mas estou melhorando.Todas as sugestões meditativas, contemplativas, de diversão e leitura sugeridas aqui no blog fazem parte od meu dia-a-dia para melhorar meus focos na vida e jogar fora os lixos que entulham minha mente.

5. Falta de perdão
Perdoar significa soltar ressentimentos, mágoas e culpas... Libertar o que aconteceu e olhar para frente. Quanto mais perdoamos, menos bagagem interior carregamos, gastando menos energia ao alimentar as feridas do passado. Mais do que uma regra religiosa, o perdão é uma atitude inteligente daquele que busca viver bem e quer seus caminhos livres, abertos para a felicidade. Quem não sabe perdoar os outros e si mesmo, fica 'energeticamente obeso', carregando fardos passados. 

Minha história: não acho fácil perdoar sempre. Algumas coisas me soam mais simples, outras nem tanto. Mas eu tento unir esta e a atitude anterior, de não viver no passado, e esquecer. Funciona. Não veja graça em ficar presa ao que já era. Meu foco está no que me faz viva.
 

6. Mentira pessoal
Todos mentem ao longo da vida, mas, para sustentar as mentiras, muita energia é gasta. Somos educados para desempenhar papéis e não para sermos nós mesmos: a mocinha boazinha, o machão, a vítima, a mãe extremosa, o corajoso, o pai enérgico, o mártir e o intelectual.  Quando somos nós mesmos, a vida flui e tudo acontece com pouquíssimo esforço.

Minha história: eu brinco que não minto porque depois não lembro o que eu disse e não consigo sustentar a mentira. Mas por trás da brincadeira, está a verdadeira justificativa de ter que gastar esforços a mais do que eu gostaria, desviando o foco dos meus verdadeiros interesses. Energeticamente a mentira me incomoda.

Um comentário:

  1. Amiga,
    Realmente, tudo isto drenam as nossas energias, pena que nem sempre estamos tão atentas ou despertas para estas atitudes. As vezes, pego-me (pego a minha mente rrrsss) a divagar entre o passado e o futuro, neste conflito de pensar que no passado era melhor e ansiando com o futuro... Porém, ao perceber a viagem não desejada da minha mente. Paro, e digo! Alto lá!! Concentra-te no Aqui e Agora (sempre me questionei como ficar mesmo no aqui e agora, e olha que a maioria dos psicólogos falam do viver no aqui e agora e já li diversos livros sobre o tema, mas...)
    Perdoar... Tá ai palavrinha, complicada de por em prática, perdoar os outros até faço com mais facilidade do que a mim mesma (perdoar significa esquecer o mal que te fizeram? Se sim, to lixada por que tenho uma certa resistência mental em esquecer, não que fique lembrando, mas ao vê a pessoa, infelizmente, relembro do que se passou. Posso não guarda mágoa, mas não esqueço. Sei que isso não é bom! Deviamos ter um mecanismo de deletar, de nossa memória, alguns acontecimentos, não é?
    Mentira... Detesto! E olha que nasci no dia da mentira (01/04)rrrsss. Mesmo se quisesse não conseguiria mentir, pois tenho algum mecanismo interior que não permite, fico mal, gaguejo, fico toda atrapalhada mesmo! Confesso que as vezes, até apetece mentir para certas pessoas, mas se o faço fico mal, então prefiro omitir a dizer uma mentira.
    Tu, estás no caminho certo! A ansiedade é um traço típico dos arianos. Não devemos é exigir muito de nós, da nossa natureza e sim saber tirar o melhor proveito dela ao nosso favor.
    Eu cá, dias consigo, outro nem por isso, mas o importante é não desistir de buscar o melhor, de procurar ser um ser humano melhor.
    Deus esteja sempre contigo
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Esta postagem fez bem a você?