Bem-vindo ao Altruísmo na Net! Este blog foi criado, com toda humildade e apesar das minhas limitações humanas, para dar mensagens positivas e aconselhamentos. Para entender melhor esta ideia e saber quem sou eu, clique aqui.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Atitudes que drenam nossa energia - 1a. parte

Há tempos recebi da querida Marlice Marques um e-mail com "9 atitudes que drenam nossa energia" que guardei para postar aqui. Chegada a hora, aqui está:

1. Pensamentos obsessivos
Pensar gasta energia, e todos nós sabemos disso. Ficar remoendo um problema cansa mais do que um dia inteiro de trabalho físico. Quem não tem domínio sobre seus pensamentos, mal comum ao homem ocidental, torna-se escravo da mente e acaba gastando a energia que poderia ser convertida em atitudes concretas, além de alimentar ainda mais os conflitos. Não basta estar atento ao volume de pensamentos, é preciso prestar atenção à qualidade deles. Pensamentos positivos, éticos e elevados podem recarregar as energias, enquanto o pessimismo consome energia e atrai mais negatividade para nossas vidas. 

Minha história: dominar pensamentos não é simples. Mas um dos princípios budistas para combater pensamentos e comportamentos maus é trabalhar os bons. É uma espécie de meditação. Assim, uno esta prática com os princípios da Lei da Atração e assim vou construindo meu presente. E lembre-se: remoer não resolve. Ou você foca na solução ou esquece o problema. Focar no problema só piora as coisas.

2. Sentimentos tóxicos
Choques emocionais e raiva intensa também esgotam as energias, assim como ressentimentos e mágoas nutridos durante anos seguidos. Não é à toa que muitas pessoas ficam estagnadas e não são prósperas. Isso acontece quando a energia que alimenta o prazer, o sucesso e a felicidade é gasta na manutenção de sentimentos negativos. Medo e culpa também gastam energia, e a ansiedade descompassa a vida. Por outro lado, os sentimentos positivos, como a amizade, o amor, a confiança, o desprendimento, a solidariedade, a auto-estima, a alegria e o bom-humor recarregam as energia e dão força para empreender nossos projetos e superar os obstáculos. 

Minha história: esse item nem preciso comentar! Pra mim é muito óbvia a importância de eliminar sentimentos destrutivos. Respire fundo, foque em coisas boas... Cada um do seu jeito deve eliminar estes sentimentos que adoecem, inclusive fisicamente. A psicofisiologia tem relacionado doenças cardiovasculares, cânceres e outras doenças crônicas a sentimentos negativos acumulados ao longo da vida.

3. Maus hábitos
Falta de cuidado com o corpo: descanso, boa alimentação, hábitos saudáveis, exercícios físicos e o lazer são sempre colocados em segundo plano. A rotina corrida e a competitividade fazem com que haja negligência em relação a aspectos básicos para a manutenção da saúde energética. 

Minha história: musculação, alimentação adequada, aulas de samba de gafieira, soltinho, zouk, forró e bolero, sair com os amigos, namorar, estar com a família, ouvir música e amar o meu trabalho são minha rotina. Está bom, não é?

Um comentário:

  1. Sim, senhora!! Está bom e dias melhores virão para quem como tu empreendem o caminho da superação das negatividades e sombras interiores. Nada fácil, mas nunca impossível!! A mente habituada e educada ao longo de anos a se comportar e alimentar pensamentos e comportamentos pouco sadios teima em manter-se a mesma e luta conosco para isto, só que ao estarmos atentas e despertas a ela, sabemos melhor como "domá-la" para o que, conscientemente, sabemos ser saudável e bom para nós. Não no confronto, mas na serenidade da percepção e da atenção ao que nela se processa constantemente. Tenho um exemplo que quero deixar registrado aqui. Um simples mudar de posição ao dormir ou ao levantar ou a mudança de um objeto a anos no mesmo lugar fará com que a nossa mente reaja em desacordo, levando-nos a buscar a mesma posição ou o objeto no lugar de antes. Ela vai discorda um bom tempo, até que ao perceber que já não adianta mais manter o mesmo padrão, abre espaço para o novo e diferente comportamento modificado por nós.
    Uma bela e abençoada semana para ti
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Esta postagem fez bem a você?