Bem-vindo ao Altruísmo na Net! Este blog foi criado, com toda humildade e apesar das minhas limitações humanas, para dar mensagens positivas e aconselhamentos. Para entender melhor esta ideia e saber quem sou eu, clique aqui.

domingo, 27 de dezembro de 2009

Seja positivo

Segundo Minetti (1997), "pesquisas de psicologia apontam que aqueles que encaram as mudanças como inevitáveis e permanecem abertos à possibilidade de que elas sejam positivas têm 35% mais chances de estarem satisfeitos com a vida do que aqueles que resistem às mudanças e as sentem como perdas." Não é ser como Pollyanna, que vivia fazendo o jogo do contente, mas buscar uma atitude de melhor aceitação dos acontecimentos. Uma vez eu fiz o jogo do contente com minha irmã Raquel, enquanto arrumávamos um salão para a festa de nossa sobrinha Laura. Quase morremos de tanto rir. Mas brincando, percebi que tudo poderia ser mesmo pior. A cada momento um balão estourava, as bolas de enfeite caiam do teto, o forro da mesa desgrudava... Mas a tarefa que estávamos fazendo acabou sem sofrimentos, e em meio às nossas gargalhadas o salão ficou lindo para receber os convidados.

Ser positivo é tentar extrair coisas boas da situação, o que às vezes é complicado. Mas o que diferencia cada situação não é o problema em si, mas como cada um lida com ele. Ainda falaremos muito sobre isso aqui no blog, porque as histórias, evidências, estudos e importância do bom humor e de ser positivo são inúmeras. Mas pense nisso: antes de emburrar, reclamar, irritar-se, blasfemar, praguejar, xingar, desistir... aprenda algo com tudo que acontece na sua vida. Esse ditado é velho: "Tudo tem um lado bom!"Minha história:
Certa vez eu quebrei os quatro metatarsos (ossos do peito do pé). Apenas meu dedão ficou ligado ao pé. Eu estava no Parque Vaca Brava, em Goiânia, sozinha, e pisei em um bueiro. Atravessei a rua, mas não consegui andar até o meu carro, que estava no estacionamento shopping. Fui pulando em um pé só até que um bombeiro me auxiliou e me levou ao pronto-socorro do shopping. Liguei para meu irmão Antônio, que me buscou. Sua esposa, Fernanda, levou meu carro. Meu irmão também fez a maior farra, e ficou me jogando prá cima do bombeiro, pediu o número do celular dele para eu ligar... super comédia! Fiquei 45 dias imobilizada, os primeiros 10 usando muletas. Foi chato, pois eu não podia usar as mãos para carregar nada. As mãos seguravam a muleta e eu tinha sempre que pedir para alguém fazer as coisas para mim. Nessa foto aí o gesso ainda estava molhado. Que bom que tenho meu pai, que me levava ao trabalho e à faculdade, pois na época eu estava cursando Análise de Sistemas e lecionando na Eseffego. Meus colegas de sala apostavam corrida com as minhas muletas, meus alunos encheram meu gesso de assinaturas, declarações e adesivos. Um dia minha cunhada chegou em casa e eu estava tomando banho sentada em um tamborete, com o pé sobre outro, enrolado em um saco para não molhar o gesso. Ao me ver cantando durante o banho (e alto, porque sou barulhenta!), comentou: "Nossa, mas você é de boa, heim?" Eu disse a ela: "Tenho duas opções: ficar bem humorada ou ficar mal humorada. E nenhuma delas vai me fazer sarar mais rápido. Só que ficar mal humorada pode me trazer mais problemas ainda. Então, preferi ficar de boa." Pode parecer simples, mas conheço muitas pessoas que praguejariam uma condição tão transitória, como estes 45 dias, e fariam deles os seus piores dias na face da Terra.

Bibliografia: Os 100 Segredos das pessoas felizes

Um comentário:

  1. Ju! Estou adorando seu novo blog! Estou me identificando muito com ele e compartilharei muitas coisas aqui também! =D Realmente o jogo do contente faz com que certas situações se tornem engraçadas! Por muitas vezes o joguei! =D Quanto ao seu pezinho, lembrei quando machuquei o meu, só que eu não tomava banho sentada, era em pé com a perna pendurada para fora do boxe e uma sacolinha plástica amarrada! =D Bjos, Ju!! Ótimo ano para todos nós!!

    ResponderExcluir

Esta postagem fez bem a você?