Bem-vindo ao Altruísmo na Net! Este blog foi criado, com toda humildade e apesar das minhas limitações humanas, para dar mensagens positivas e aconselhamentos. Para entender melhor esta ideia e saber quem sou eu, clique aqui.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

O poder do sorriso

Uma vez, ainda adolescente, eu li uma reportagem sobre a terapia do riso. Achei interessantíssima, xeroquei e guardei. E daí em diante eu fui juntando as peças: sorrir libera substâncias calmantes, revigorantes, é ginástica facial... E a maior descoberta veio em outra leitura: o sorriso tem esses poderes mesmo quando é forçado. Obviamente, em menor proporção que o sorriso espontâneo. Mesmo triste ou de mal humor, se a pessoa sorri forçado, ela envia mensagens positivas ao cérebro, simplesmente por ter executado a contração muscular da face, imitando um sorriso verdadeiro. Gente... eu já testei e é verdade! 

Um dia desses, se você sentir tristeza ou estiver com alguma chateação, sorria. Mesmo que seja sozinho, prá não dar pinta de maluco que está rindo sem motivo, ria forçado e você também vai sentir o que eu senti! E aos poucos a raiva ou tristeza vai dando lugar à alegria. E esse efeito vai ficando cada vez mais crônico, com uma alegria que vêm mais rápido e é mais duradoura. Obra da neuroplasticidade.












Sou risonha. E você?

6 comentários:

  1. Que poster giro!! Amei!! Vou tentar lembrar dessa técnica de rir mesmo sem achar graça em nada ou quando estiver chateada e vê se resulta. rrrsss.
    Muitos e muitos sorrisos para ti.
    Bom final de semana.
    Paz e Bem
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Juuuuuu.. adorei a postagem!
    A postagem fez muito bem!

    Bjim

    ResponderExcluir
  3. Adorei as fotos, Ju!!! Muito interessante essa questão do sorriso, mesmo quando está triste.

    Tb sou risonha =)

    ResponderExcluir
  4. Sim esta èpostagem eu presisava mesmo pois fico sempre triste e com raiva agora vou tentar mesmo forsado espero que comigo funcione!!!

    ResponderExcluir

Esta postagem fez bem a você?