Bem-vindo ao Altruísmo na Net! Este blog foi criado, com toda humildade e apesar das minhas limitações humanas, para dar mensagens positivas e aconselhamentos. Para entender melhor esta ideia e saber quem sou eu, clique aqui.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Exercícios para o cérebro

Estou lendo um livro muito bom chamado "Treine a Mente, Mude o Cérebro". "O livro relata as novas descobertas da ciência sobre a mutabilidade ou plasticidade do cérebro e revela de que maneira as pessoas podem alterar a estrutura desse órgão para vencer a depressão, curar feridas emocionais, tratar problemas de aprendizado ou mesmo psicológicos, como o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)." Foi escrito pela neurocientista Sharon Begley, participante do Instituto Mente e Vida, fundado pelo Dalai Lama. O instituto possui, dentre outras ações, um grupo científico composto por autoridades em neurociência e budismo. O livro é um apanhado da conferência feita pelo grupo em 2004.

Sempre fui encantada com o assunto. Pouco a pouco quero compartilhar os conceitos e aplicabilidades da neuroplasticidade com vocês. De cara digo: o importante é exercitar o cérebro, lançar desafios. Se você é destro, já sabe escovar os dentes com a mão direita; se você já sabe reclamar dos problemas, aprenda a agradecer a oportunidade do desafio como instrumento para sua evolução; se você tem dificuldade com números, agora já pode e deve enfrentá-los . Em toda e qualquer situação você pode melhorar o seu cérebro. Veja o vídeo que traz lições simples e cotidianas sobre o assunto.



Nada é tão bom que não possa ser melhorado.
E isso também diz respeito às nossas mentes.

4 comentários:

  1. Gosto, tambem, imenso destes temas e sempre desperta-me o interesse em saber mais e mais sobre o assunto. Vou vê se encontro o livro que referes aqui em Portugal.
    Acho que deves gostar de mandalas. Não sei se conheçes este site http://www.light-weaver.com/slide2/a.html. Se não, dê uma olhada e muito bom e relaxante.
    Muita luz e Paz
    Fica sempre com Deus
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Ju, como sempre, seu post foi inspirador! Quando li a parte "se você tem dificuldade com números, agora já pode e deve enfrentá-los", lembrei de quando eu era criança e não gostava nem um pouco de tarefa de matemática pq tinha dificuldade. Minha mãe me disse naquela voz suave e sábia que ela tem: "vc tem que fazer, não tem? Então tire o bloqueio da sua cabeça, concentre e faça! Se precisar de ajuda, estou aqui!" E foi o que eu fiz. Depois disso, a matemática ficou sendo uma das matérias que eu mais gostava! =D

    Relatos de vida hehehe!

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Tudo bem?
    Tem um selo para os teus blogs. Passa lá!
    Fica sempre com Deus.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. O dia dia é sempre transpassar limites e dificuldades.
    Com inspiração e entendimento através de intercambio de informações, o que você faz e muito bem no seu blog, fica mais facil transpor estas barreiras.
    Bjs.

    ResponderExcluir

Esta postagem fez bem a você?