Bem-vindo ao Altruísmo na Net! Este blog foi criado, com toda humildade e apesar das minhas limitações humanas, para dar mensagens positivas e aconselhamentos. Para entender melhor esta ideia e saber quem sou eu, clique aqui.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Sobre a falta de compromissos...

Como todo ser humano normal, eu também fico triste e indignada. E uma constatação que me deixa triste é ver como existem pessoas sem compromisso. Semana passada a funcionária do RH da Eseffego deixou de enviar minha papelada de licença para a sede da UEG em Anápolis e por isso eu quase perdi meu plano de saúde. E ela, com uma voz apática, lançava-me argumentos sem sentido, ao invés de admitir logo que estava errada. Contornei a situação, com interurbanos, tempo e uma boa dose de paciência para ficar implorando à sede em Anápolis, que concedessem-me os meus direitos. Digam-me: qual a confiança que posso ter no trabalho desta funcionária? O que posso pensar de alguém que recebe para fazer um trabalho mal feito e que ainda prejudica os outros? Sim, porque sem meu plano de saúde eu ficaria muito prejudicada!

Depois percebi que minha carteira de saúde tinha ficado no consultório médico. Ao tentar encontrá-la, tenho que ouvir uma das secretária da médica dizer que ela não tinha meu telefone (então pra que tenho que preencher uma ficha de cadastro?). E a outra: "Não tenho nada a ver com isso." Cheguei lá para pegar a carteira e lá estava ela jogando "Colheita feliz", no orkut. Essa é pior ainda: nem o medo de fazê-la perder o emprego faz com que tenha, no mínimo, educação.

Isto sem falar nos comentários que vejo nas revistas, na TV, no rádio, bares... e em toda parte, inclusive no meu telefone, dos homens que só querem rolo, porque firmar-se é perder oportunidades. Encontrei um texto interessante, que expressa bem minha visão sobre esse modo de levar a vida sem compromisso. Uma parte diz assim: "Sem compromisso com nossa verdade interior não somos confiáveis e acabamos buscando fora as explicações e respostas que estão dentro de nós. Sem compromisso não experimentamos a liberdade, o que fazemos é fugir" (Maria Silvia Orlovas). Cada um deve tomar o rumo que preferir, mas acho que quem não quer compromisso deve-se relacionar com quem também não quer, porque aí ninguém sai chateado na história. Mas pessoas que não querem compromisso também não tem compromisso com a verdade, e aí fica difícil separar o joio do trigo.

Infelizmente, o mundo anda contaminado por pessoas que querem sempre "tirar o corpo fora".

Pela recorrência do tema "falta de compromisso" entre as pessoas, vejo que esta não é uma queixa particular. Penso que para quebrar este ciclo devemos começar por nós mesmos. Apesar da indignação e até um certo pessimismo, incoerentes com o perfil do meu blog, ele é a prova de que ainda acredito nos seres humanos. Que este desabafo sirva para um exame de consciência de cada um de nós sobre como andam nossas posturas altruístas. Pense nos outros, e não só em você. Mesmo porque o mundo dá voltas...

2 comentários:

  1. É, Ju, entendo perfeitamente tudo o que vc disse aqui. Tb sofro muito com pessoas descompromissadas com as tarefas, com as pessoas, enfim, com a vida. É triste se deparar com essas situações, mas acho que, como vc disse, fazemos a nossa parte e, quem sabe, damos o nosso exemplo aos descompromissados para que eles sintam, através de nós, como a vida se torna mais simples e mais gostosa se tivermos compromisso. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Muito interesante esse assunto.
    Tenho algo parecido em meu blog.
    http://www.meninacomemocao.blogspot.com/

    Parabéns pelo seu Blog!

    ResponderExcluir

Esta postagem fez bem a você?