Bem-vindo ao Altruísmo na Net! Este blog foi criado, com toda humildade e apesar das minhas limitações humanas, para dar mensagens positivas e aconselhamentos. Para entender melhor esta ideia e saber quem sou eu, clique aqui.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Que tipo de sujeito você é?


Da língua portuguesa: sujeito ativo é quem executa a ação; sujeito passivo sofre a ação. 

A passividade defendida com a bandeira da paz não significa inércia. Muitas conquistas de paz foram conseguidas com combates. Combater o bom combate, não é isso?

Hoje eu acordei pensando: como eu tenho lutado pelos meus desejos? O que mexe com minhas entranhas? O que me faz sentir mais digna, feliz, bela (no sentido mais amplo da palavra), viva e filha de Deus, merecedora de felicidade? O que eu tenho feito para me sentir assim?

Pela lei de causa e efeito não posso, por exemplo, ter dinheiro se não trabalhar, ganhar na sena, assaltar um banco... Preciso de uma ação que gere uma reação. Mas tenho que agir e saber que esta ação requer outras e levará a várias conseqüências: acordar cedo para trabalhar, investir em jogo de probabilidade baixa ou viver fugindo. Meu irmão sempre me fala que “todo mundo quer ir para o céu, mas ninguém quer morrer.”

E um pensamento ainda mais cartesiano me recai: estou sendo um sujeito passivo? Já que “as coisas” não estão dando certo, quem são os norteadores das minhas coisas? Porque se não fui eu quem jogou areia no meu angu, com certeza deixei alguém jogar. E agora é hora de ir atrás, estudar os erros, consertar a situação. A ideia é agir diferente para obter um resultado diferente. Mesmo que não seja o ideal, mas não será reafirmação da inércia.

Como um rio. Sempre para a frente. Sem medo do mar.

3 comentários:

  1. Olá Amiga
    Muito boa esta tua reflexão e me fez lembrar de um livro que comprei e li a muito tempo(2003) e que tenho como livro de cabeceira até hoje. O título é Aprenda a Relaxar de Mike George. Lendo este teu texto lembrei das palavras Wu Wei: a arte da não-ação (tema descrito em uns dos capítulos deste livro). Ele diz: "A ideia de não podermos fazer nada e de deixarmos que as questões se resolvam por si pode soar como uma receita para o escapismo (inércia). Mas isso se aproxima do princípio daoísta do WU WEI: a ação através da não-ação. É essencial para o Wu Wei evitar duas atitudes: exercer esforço sem sentido e contradizer a natureza. Acredita-se que ambas conduzem ao oposto do resultado desejado e a um estado de tensão. Longe de ser escapista (inércia) seguir o Dao (caminho) envolve abandonar lutas e tensões para atingir uma "quietude criativa" e os seus objetivos desejados."
    Quando fazemos tudo que nos é possível para atingirmos aquilo que desejamos e mesmo assim não o conseguimos, o melhor que temos a fazer é entramos neste processo de não-ação. E, darmos o espaço suficiente para que as energias já, devidamente, canalizadas se dirigiam na direção que almejamos, pois quanto mais lutamos, brigamos mais energia interna desperdiçamos, visto que, já fizemos o que tínhamos de fazer. Se ainda existir meios, diferentes de abordarmos a situação estes devem ser tentados e quando todas as possibilidades de nossa interferência terminarem entremos no WU WEI. Por que por mais que façamos e lutemos para que algo desejado por nós aconteça haverá sempre um último veredicto que não é nosso, pois nós propomos, mas só Deus disponhe os acontecimentos que nos fará pessoas melhores e felizes, mesmo que isto seja difícil de compreender, aceitar e complicado para nós.
    A momentos que, realmente devemos dizer como Cristo no monte das oliveiras: "Pai afasta de mim este cálice, porém que seja feita a tua vontade e não a minha" Ou seja, Deus faça o meu desejo se concretizar, porém que seja feito assim de tudo a tua vontade em minha vida, pois sei que a tua vontade é a minha alegria e felicidade, mesmo que eu não perceba nada neste instante.
    Força, Luz, Paz e por que não um momento de WU WEI para ti!?
    Grande beijo

    ResponderExcluir
  2. Muito boa essa postagem, assim como toda a motivação do site!
    Esse texto é um chamamento da responsabilidade sobre nossas vidas à nós mesmos! O que denota maturidade e sabedoria! É ainda mais um posicionamento otimista em relação aos acontecimentos, pois nos coloca no controle de boa parte daquilo que nos aflinge! Ademais, nos dá serenidade para aceitar e reagir construtivamente sobre as coisas que nos fogem do controle!
    A escolha da ação ou a omissão(que não deixa de ser uma escolha, por vezes a melhor) depende dos valores agregados pela existência, fator que credita importância crucial ao burilamento e aperfeiçoamento constante da personalidade!
    Parabéns pela iniciativa e por ter escolhido agir ao estabelecer este espaço raro!

    ResponderExcluir
  3. Segui perfume e encontrei este blog.
    Conhecer alguém aqui e ali……

    Um beijo da Nita. Hoje de boa tarde!

    ResponderExcluir

Esta postagem fez bem a você?