Bem-vindo ao Altruísmo na Net! Este blog foi criado, com toda humildade e apesar das minhas limitações humanas, para dar mensagens positivas e aconselhamentos. Para entender melhor esta ideia e saber quem sou eu, clique aqui.

sábado, 13 de novembro de 2010

Construir relações: o desafio do século

A maioria das pessoas que eu conheço dizem que querem uma companhia legal: um(a) namorado(a), um(a) marido(a), um(a) companheiro(a). Inclusive eu. Quando eu vejo notícias, como as manifestações de solteiros querendo namorados, acredito que as pessoas querem mesmo alguém. Mas... onde está o desencontro?

O que tenho visto, desde as rodinhas nos bares até os candidatos que têm se aproximado, são pessoas que querem um produto de fábrica, não uma pessoa ao seu lado. Pedem: combo no. 5! Trazem um check list ao conhecer alguém e, claro, não gostam de ninguém... Detalhe: os itens do check list em geral são baseados em frustrações passadas. Claro que a vida traz aprendizagens, mas isso não quer dizer frustrações. Como se alguém colocasse em seu check list: quero alguém frustrado(a)! Ou seja: quem não tem que querer o(a) dono(a) do check list é a(o) avaliada(o)!

Um item comum nesta lista é querer alguém igual a si mesmo. Claro que o resultado dessa conta não fecha, porque o espelho está no quarto de cada um. Outro item descrito por grande parte: pessoas de atitude e personalidade, independentes, bem sucedidas, bem resolvidas e blá, blá, blá... Desta forma o outro não dá trabalho. Ou seja: menos contato. Para alguns isso é bom, para outros nem tanto. Porque tanta independência pode trazer insegurança, e aí a fraqueza aflora. Não! Entrar em contato com as fraquezas é demais, não é? Se pessoas esquivas de si mesmas soubessem o poder de uma boa terapia...

No final das contas tudo volta ao check list, que é a mais pura demonstração do que a maioria não quer: cuidar e passar pelas etapas de construção de um relacionamento. Claro! Porque dá trabalho! Até em amizades... Quantas pessoas tem mais de mil "amigos" no Orkut e ninguém para ir ao cinema? Mas acredito sim, que querem uma companhia. Bem, sinto dizer que para fazer o omelete, tem que se quebrar os ovos.

5 comentários:

  1. Lindo Ju..
    vc é muito sábia!
    beijos e bom feriado!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom texto e de pura verdade. Relacionamentos de proximidade dá trabalho em qualquer nível: de amizade, namoro ou casamento. Todos sem exceção envolve investimento emocional, trabalho e desejo de que dê certo para que funcionem e se mantenham. Pois começar uma relação nem sempre é tão complicado, complicado mesmo e mantê-la. Isso sim é que é a grande questão! Eu que o diga nos meus 04 anos de casada...
    Amiga, a tua encomenda seguiu hoje, envie-te um email com o número de registro para seguí-la. Estou ansiosa para que chegue as tuas mãos.
    Ficas com Deus sempre.
    Namasté!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Jú, tenho um desafio pra você lá no meu blog, é bem interessante mas sá faça se achar legal.

    Beijos

    Sonia.

    ResponderExcluir
  4. Gostei do texto e concordo com o ponto de vista. Tentei escrever algo reflexivo, mas não ficou legal rsrsrsrs. Enfim, a raiz de tudo é o egoismo, né?! Se cada um fizesse um pequeno esforço de se colocar no lugar do outro, talvez seríamos melhores e faríamos mais pessoas felizes.
    Beijos,
    Fran

    ResponderExcluir
  5. Ju, seu texto é um tapa muito bem dado. Qtas vezes abrimos mão de um relacionamento, um amigo e, até, de um familiar, pelo trabalho que dá se relacionar com aquela pessoa... E perdemos a beleza que há em crescer juntos, se apoiando; a satisfação em ver alguém que amamos feliz. Só me faz estar mais certa de que tenho muuuito a aprender.

    Admiro muito vc =*

    ResponderExcluir

Esta postagem fez bem a você?