Bem-vindo ao Altruísmo na Net! Este blog foi criado, com toda humildade e apesar das minhas limitações humanas, para dar mensagens positivas e aconselhamentos. Para entender melhor esta ideia e saber quem sou eu, clique aqui.

terça-feira, 4 de maio de 2010

O que é neuroplasticidade?

Olá, amigos. Vocês já ouviram falar em neuroplasticidade? É a capacidade de moldar o cérebro (parte física) através do trabalho mental. Ao contrário do que se pensava, sabe-se hoje que o cérebro pode ter suas estruturas modificadas através da repetição de atividades. Isso mesmo! O cérebro também é capaz de se adaptar, crescer, regenerar... O que acontece é que as áreas mais utilizadas são fortalecidas. Como os músculos respondem aos exercícios físicos, o cérebro responde aos exercícios mentais. Quando você começou a aprender a dirigir ou ler não fazia estas atividades com maior dificuldade e lentidão do que faz hoje? Mas você aprendeu a dirigir e a ler, e hoje isso é simples.

Os budistas sempre souberam disso, e modelam suas mentes usando o monitoramento dos pensamentos e, principalmente, a meditação. Perceba que músicos desenvolvem áreas relacionadas à audição e coordenação motora fina ao repetidamente ensaiarem suas músicas; taxistas têm melhor capacidade de gravar nomes de ruas, localizações, etc; a felicidade é maior nas pessoas que repetidamente procuram ver o lado bom das situações; pessoas que respiram fundo antes de responder ou descontar ofensas são menos belicosas. Você pode me dizer: mas estas pessoas nasceram assim: boas de ouvido, boas de memória ou mais felizes. E a ciência te diz: não, estas pessoas não são mais sortudas, pois elas têm um cérebro extremamente semelhante ao seu. O que elas têm de diferente em relação à você, caro amigo, é o comportamento. Estas pessoas treinaram sua mentes, pois se o músico não ensaiar ele não consegue tocar bem.

Isso se dá porque as áreas mais utilizadas do cérebro (nestes exemplo, a percepção auditiva, coordenação motora, memória, senso de localização, felicidade, paciência, tolerância) passam a ter mais neurônios trabalhando no local destinado a estas tarefas. São criados novos neurônios, e a transmissão de impulsos, feitas por substâncias chamadas de neurotransmissores, fica muito mais eficiente. Os feixes de neurônios que ligam as partes relacionadas a estas tarefas ficam mais grossos e o recrutamento das células para o trabalho fica muito mais rápido.


Não é o máximo? Cada um pode fazer com o seu cérebro o que quiser. Mas para isso é preciso treinar. O pensamento, as ideias, a mente, o comportamento... todos são ferramentas para transformar nossa máquina cerebral. No próximo post vou falar sobre tarefas que podem ajudar na reestruturação cerebral. E isto vale para qualquer idade. Comece já.

3 comentários:

  1. Adoro estes temas! Muito bom saber que podemos com força de vontade, exercícios mentais e determinação reestruturar o nosso cérebro, a nossa mente, mas como dizes no texto é preciso muito treino e perserverança. Por experiência própria eu bem sei que isso é possível.
    Deus abençoe-te e guarde-te sempre
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá;
    Que interessante este texto!
    Sabe...eu concordo! A nossa mente é tudo!
    O nosso cérebro é maravilhoso! Conseguimos tudo que queremos na vida, mas temos que pensar sempre positivo no objetivo e fazer acontecer.
    Beijo!
    Vem cometer pecados da mesa!
    Maria Paula

    ResponderExcluir
  3. Ju, adoro esse assunto. Me lembrou aquele filme "O segredo", que fala mais ou menos isso: a força do pensamento e o poder que o nosso cérebro tem sobre as coisas que queremos! É fantástico isso!

    Adorei as florzinhas do fundo!!!

    Beijos

    ResponderExcluir

Esta postagem fez bem a você?